BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

6 meses atrás escrito por

É difícil que não goste de chocolate, eu amo! Estava pensando em qual receita nova criar e percebi que já fazia algum tempo que não compartilhava uma receita de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose por aqui.

Como eu ganhei um pacotão de farinha de Teff da Teff Brasil, esta é a minha farinha queridinha do momento. Inspirada na receita de Bolo de Fubá Fofinho (uma das mais populares aqui do blog) decidi criar a versão sem farinha de milho e com chocolate.

O resultado claro é um bolo de chocolate sem glúten e sem lactose super fofinho e muito mais nutritivo!

Bolo de Chocolate sem glúten e sem lactose muito proteico e nutritivo é feito com farinha de teff e quinoa! Tão simples e rápido que você não precisa nem de batedeira ou liquidificador pra fazer a massa!

BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE SUPER FÁCIL DE PREPARAR

Eu me inspirei na receita de Bolo de Fubá Fofinho que é feito no liquidificador, mas percebi que pra essa receita era mais fácil misturar todos os secos, depois todos os molhados e juntar tudo.

O motivo para você não misturar tudo em uma única bacia é que é mais garantido que tudo se misture de maneira uniforme se você dividir os secos e os molhados e depois juntar os dois.

Se o seu liquidificador possuir um copo bem grande você consegue bater toda a massa nele, mas se o copo do seu liquidificador for pequeno, eu sugiro que você siga o método que expliquei acima.

Receita de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose que fica super fofinho, é nutritivo e proteico e muito simples de preparar!

 

MAS O QUE É TEFF AFINAL?

Se você nunca ouviu falar da farinha de Teff saiba que você não é o único. Muitas amigas que cozinham com frequência não conhecem e nem nunca ouviram falar sobre o Teff.

O Teff é originário da Etiópia e é parte da cultura gastronômica local. A receita mais tradicional com farinha de Teff é um pão achatado conhecido como Injera.

O Teff é tão importante na Etiópia que o governo baniu a exportação a fim de que ele continue acessível aos habitantes do país, por isso a maioria do Teff é plantado nos EUA, Holanda, Austrália e Índia.

O Teff é a semente de um tipo de grama, possui um sabor suave e tem um grande impacto nutricional. É uma fonte excepcional de cálcio (mais até do que leite de vaca), rico em proteínas (mais do que quinoa) e ferro.

O Teff é considerado um supergrão por trazer inúmeros benefícios à saúde. Além de ser rico em proteínas, cálcio e ferro, também é fonte de cobre, bário, fósforo e tiamina. Além disso não contém glúten e pode ser consumido por celíacos.

Receita de bolo de chocolate simples feito à mão, que é super fofinho, saboroso, nutritivo e não contém glúten ou lactose

Imprimir
Receita de bolo de chocolate simples feito à mão, que é super fofinho, saboroso, nutritivo e não contém glúten ou lactose

BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 35 minutos
  • Tempo Total: 55 minutos
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? Este bolo além de ser fofinho e saboroso é super nutritivo e traz benefícios para sua saúde!


Ingredientes

SECOS:

  • 1 xícara de farinha de Teff
  • 1/2 xícara de farinha de quinoa
  • 3/4 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1/3 xícara de cacau em pó 100%
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional)
  • Pitada de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro (opcional para decorar)

MOLHADOS:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite de coco
  • 3/4 xícara de óleo de girassol
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (opcional)

Modo de Preparo

  1. Esta é uma receita muito rápida, por isso preaqueça o forno a 180º C e unte uma forma com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de cacau em pó. Eu estou usando uma forma redonda com furo no meio de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura, mas você pode assar este bolo de chocolate sem glúten e sem lactose em uma forma de 20 x 30 cm.
  2. Misture todos os secos em uma bacia.
  3. Misture todos os molhados em outra bacia.
  4. Junte os secos e os molhados mexendo com um fuet (batedor de arame) ou uma colher de pau. A textura da massa é mais fluída, não se preocupe que é assim mesmo.
  5. Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com cacau em pó e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto. Se você estiver assando em uma forma de 20 x 30 cm ele vai assar mais rápido, fique atento, quando começar a cheirar bolo faça o teste do palito.
  6. Espere o bolo esfriar para depois retirar da forma, você pode decorar polvilhando um pouco de açúcar confeiteiro por cima ou faça uma cobertura cremosa de chocolate ou ainda a cobertura clássica do bolo de cenoura.

Notas

  • A farinha de Teff pode ser substituída por fubá fino. Eu nunca testei esta substituição mas recebi dois comentários, um deles foi positivo e disse que todos adoraram e o outro foi que o sabor do fubá ficou um pouco marcante para um bolo de chocolate. A decisão é sua 😉
  • Substitua a farinha de quinoa por farinha de amaranto.
  • Troque o polvilho doce por araruta.
  • Substitua o açúcar mascavo por açúcar demerara.
  • O bicarbonato de sódio é opcional, mas é ele que deixa o bolo com uma cor mais escura e intensa.
  • O ovos não são substituíveis nesta receita.
  • Substitua o leite de coco pode ser qualquer leite vegetal, se você substituir por água o bolo fica seco.
  • Eu costumo usar óleo de girassol nas minhas receitas, mas você pode usar qualquer óleo.
  • O vinagre de maçã é opcional, mas quando combinado com o bicarbonato de sódio ajuda a deixar o bolo mais fofinho e crescido.

Receita de Bolo de Chocolate fofinho e simples de preparar. É sem glúten, sem lactose e você faz ele na mão sem usar nenhum equipamento!

A massa deste bolo de chocolate sem glúten e sem lactose fica mais fluída porque é uma massa sem goma xantana, mas não se preocupe que é assim mesmo. Quando o bolo assa as fibras da farinha de Teff e da farinha de Quinoa vão absorver essa umidade e transformar em um bolo fofinho e perfeito!

Receita de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose feito à mão

A textura da massa é mais fluída, mas não se preocupe que é assim mesmo

DICAS EXTRAS PARA O BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  • Este bolo de chocolate sem glúten e sem lactose dura uns 3 dias fora da geladeira e uns 7 dias refrigerado. A textura do bolo continua a mesma depois de refrigerado, se você morar em uma cidade muito quente já coloque ele logo na geladeira para garantir uma melhor conservação.
  • Você pode congelar este bolo cortando em fatias e colocando em um recipiente adequado ao freezer. Eu costumo colocar em saquinhos plásticos, tome o cuidado para não sobrepor as fatias se não depois que congelam elas grudam juntas. Congelado dura até 3 meses e você pode descongelar no micro-ondas colocando cada fatia sobre um papel toalha por 15 segundo de cada lado da fatia. Se você não usar micro-ondas pode descongelar na geladeira de um dia para o outro ou colocar alguns minutos em forno baixo.
  • A combinação de bicarbonato de sódio com algum elemento ácido (limão ou vinagre) ajudam a deixar o bolo mais fofinho e mais bem crescido. A cor do cacau fica mais intensa quando tem bicarbonato de sódio na massa.
  • Você vai perceber como este é um bolo que traz bastante saciedade, você come um pedaço e fica satisfeito por bastante tempo.
  • Ao invés de você substituir a farinha de teff por fubá faça logo a receita original do Bolo de Fubá Fofinho que com certeza é um dos meus bolos preferidos da vida!

Receita fácil de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose, fofinho, nutritivo e muito simples de preparar!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Bolo de Chocolate sem glúten e sem lactose com cobertura cremosa

Receita de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose vegano fofinho, sem soja, sem leite, sem ovo macio e saboroso

CONFIRA OUTRAS RECEITAS FÁCEIS DE BOLOS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Bolo de fubá fofinho de liquidificador

Receita de Bolo de Banana invertido com açúcar mascavo feito no liquidificador sem farinha, sem glúten, sem lactose que fica macio e saboroso

Receita de Bolo de Maçã fofinho sem glúten, sem lactose feito no liquidificador. Bolo de maçã com canela e especiarias

Receita de Bolo de Morango Simples feito no liquidificador, que é sem glúten e sem lactose. Lanche saudável e saboroso!

 

Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Chocolate sem glúten e sem lactose e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal