Avatar

PÃO DE BANANA FIT COM AVEIA SEM GLÚTEN, SEM LEITE, SEM OVO, VEGANO

3 meses atrás escrito por

Eu nunca imaginei que um pão de banana fit poderia ser tão gostoso! Estava na dúvida de qual receita criar e a ideia de fazer um pão de banana saudável veio bem a calhar 🙂

Este pão de banana com aveia é levemente adocicado e é feito com fermento biológico, ou seja, é um verdadeiro pão, e não só mais uma receita de bolo de banana sem açúcar.

Além de trazer inúmeros benefícios para a saúde este pão de banana vegano é feito à mão usando apenas uma bacia e uma colher de pau, bem fácil e rápido de preparar.

Duas fatias de pão de banana sobrepostas em uma tábua de madeira

 

PÃO DE BANANA SAUDÁVEL

Esta receita de pão de banana fit possui apenas 113 calorias por fatia, mas esta não é a parte mais importante!

É um pão de banana saudável que é rico em fibras, vitaminas do complexo B, magnésio e fósforo, ou seja, mais nutrição sem perder o sabor.

Além disso não é necessário adicionar nenhum tipo de gordura, pois a banana já proporciona a untuosidade que o óleo produziria na receita.

E também não é necessário adicionar açúcar para alimentar o fermento biológico.

É um pão de banana vegano cheio de benefícios pra saúde e que vai te deixar satisfeita por muitas horas!

Fatia de pão de banana sendo apertada para mostrar a flexibilidade

PÃO DE BANANA VEGANO SEM GLÚTEN FLEXÍVEL

Em uma receita de pão sem glúten nem sempre conseguimos uma flexibilidade tão grande na fatia, pois a flexibilidade depende muito das farinhas escolhidas.

Neste pão de banana fit eu escolhi uma combinação de farinhas que tem sabor neutro e proporciona uma boa elasticidade para o pão sem ficar farelento.

Usei farinha de aveia sem glúten, farinha de arroz integral e araruta, um amido de fácil digestão e que permite boa elasticidade pra massa.

Se você não encontrar araruta na sua cidade você pode substituir pelo polvilho doce que o resultado é bem semelhante.

A proporção das farinhas escolhidas é super importante para o resultado final da receita e se você quiser aprender a fundo sobre as farinhas você pode obter um super atalho!

Para entender como as farinhas sem glúten se comportam na receita, qual a proporção ideal e como substitui-las você precisa entender a fundo as características de cada farinha.

Se você quiser aprender como cada farinha sem glúten se comporta nas receitas eu tenho um curso online onde eu ensino toda a minha metodologia detalhada.

Neste curso online você vai aprender:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem GlútenIlustração do Curso Dominando as Farinhas Sem Glúten - Amor Pela Comida

CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

Pão de banana fatiado sobre tábua de mandeira redonda

RECEITA DE PÃO DE BANANA COM AVEIA FOFINHO

Se você não gosta daqueles pães que quando você tenta espalhar o acompanhamento por cima ele se desmancha todo, saiba que estamos no mesmo time 😉

Eu não gosto de pães que se despedaçam com facilidade e que é um sacrifício para espalhar algo em cima sem despedaçar a fatia.

Por isso posso afirmar pra você que esse pão de banana saudável não vai quebrar com facilidade, ele é realmente macio, mas sem ficar farelento.

Isto acontece porque as fibras da aveia combinadas com a araruta e com a própria banana, fazem com que a textura seja resistente à faca, mas macia no paladar.

Isso tudo pra te convencer que a textura deste pão de banana vegano é incrível e que você precisa testar a receita em casa, pois é garantia de sucesso!

Três fatias de pão de banana sobre tábua de madeira redonda

Imprimir
Pão de banana fatiado sobre tábua de mandeira redonda

PÃO DE BANANA FIT COM AVEIA


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo Total: 40 minutos
  • Rendimento: 12 fatias 1x

Descrição

Receita rápida feita à mão de pão de banana vegano que é flexível, saboroso, levemente adocicado e combina com recheios doces e salgados.


Scale

Ingredientes

INGREDIENTES MOLHADOS

  • 1/2 xícara de banana madura amassada (130 gramas)
  • 1 colher de sopa de suco de limão (opcional)
  • 1 xícara de água morna (você pode precisar um pouquinho mais ou um pouquinho menos)

INGREDIENTES SECOS

  • 1 xícara de farinha de aveia (105 gramas)
  • 1 xícara de farinha de arroz integral (135 gramas)
  • 3/4 xícara de araruta (80 gramas- substitua por polvilho doce)
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (12 gramas)
  • 1/2 colher de chá de sal (2,5 gramas)
  • 1/2 colher de chá de goma xantana (1,75 gramas)
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional1 grama)

Modo de Preparo

  1. Amasse as bananas e meça 1/2 xícara, ou pese 130 gramas em uma balança e depois esmague bem as bananas com um garfo. Adicione o suco de limão nas bananas para realçar o sabor e reserve.
  2. Em uma bacia adicione todos os ingredientes secos e misture bem para formar um mix de farinhas sem glúten.
  3. Faça uma cavidade no centro da bacia para adicionar os ingredientes molhados, adicione a banana amassada e a água morna aos poucos, talvez você precise um pouquinho mais do que uma xícara, talvez um pouquinho menos, mexa bem utilizando uma colher de pau. A massa deve ser grossa, um pouco elástica e grudenta (confira o ponto correto no vídeo demonstrativo).
  4. Transfira a massa do pão de banana fit para uma forma de 22 cm de comprimento, 8 cm de largura e 6 cm de profundidade e mantenha-o em um canto sem vento da cozinha até dobrar de volume.
  5. Quando o pão estiver chegando no topo da forma preaqueça o forno a 180º C, pois o pão precisa entrar no forno aquecido.
  6. Quando o pão estiver crescido e o forno aquecido a 180º C leve-o para assar por aproximadamente 30 minutos.
  7. Retire o pão do forno e deixe esfriar alguns minutos, quando você conseguir encostar na forma sem se queimar retire-o da forma e deixe esfriar sobre uma grade ou prato forrado com papel absorvente.
  8. Deixe o pão esfriar por completo antes de fatiar, se você cortar ele quente você vai estragar a estrutura da fatia e ele vai ficar borrachudo.

Notas

  • Não se preocupe pois o limão não deixa o pão azedo, e sim ajuda a realçar o sabor da banana na massa.
  • Se você for sensível ao sabor do fermento biológico você pode usar apenas 1/2 colher de sopa e esperar o pão fermentar por mais tempo.
  • Para que o pão cresça mais rápido eu gosto de fazer uma estufa caseira dentro do micro-ondas (desligado), colocando a forma dentro junto com uma xícara de água fervida.
  • O bicarbonato é opcional, mas ajuda no crescimento do pão e também a deixar ele com uma cor mais dourada. Se não tiver a colher de medida de 1/4 meça metade de 1/2 colher de chá.
  • Para aprender a substituir a goma xantana da receita clique aqui!
  • Categoria: Pão Caseiro
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Vegana

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12 fatias
  • Calorias: 113
  • Açúcares: 1,5 gramas
  • Sódio: 5%
  • Gorduras Totais: 1,2 gramas
  • Gorduras Saturadas: 0,2 grama
  • Gorduras Insaturadas: 0,4 grama
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 8%
  • Fibras: 7%
  • Proteínas: 5%
  • Colesterol: 0%

Keywords: pão de banana fit, pão de banana vegano, pão de banana e aveia,

DURABILIDADE E ARMAZENAMENTO DO PÃO DE BANANA COM AVEIA

Como esta é uma receita que leva banana na massa ela estraga mais rápido fora da geladeira, pode estragar até de um dia para o outro se o clima do dia estiver bem quente.

Em temperaturas amenas o pão de banana vegano dura uns 2 dias fora da geladeira, mas pode ser armazenado na geladeira por até uns 5 dias.

Na geladeira ele fica mais firme, mas para que volte a ficar mais flexível é só aquecer rapidamente em uma torradeira, frigideira ou micro-ondas.

Levemente tostado o sabor fica ótimo!

Se você é do time que ama congelar as receitas para ter mais praticidade no dia a dia saiba que este pão congela e descongela muito bem.

Para congelar o pão de banana saudável basta fatiar o pão e armazenar as fatias em um saco plástico adequado para o freezer.

Lembre-se de não sobrepor as fatias, se não elas grudam juntas quando congelam e fica mais difícil de descongelar apenas 1 porção.

Para descongelar eu gosto de colocar a fatia congelada direto na torradeira, mas você pode aquecer em uma frigideira com uma tampa ou então rapidamente no micro-ondas sobre um papel absorvente.

Três fatias de pão de banana sobrepostas sobre tábua de madeira

ACOMPANHAMENTOS PARA O PÃO DE BANANA SAUDÁVEL

Como mencionei anteriormente este pão é levemente adocicado e por isso combina perfeitamente com acompanhamentos doces e salgados.

Aqui no sul é bem comum misturarmos comidas doces e salgadas, eu particularmente amo!

Confira abaixo acompanhamentos para o pão de banana fit:

Pão de banana sobre tábua retangular de madeira

SE VOCÊ GOSTOU DESTE PÃO DE BANANA VEGANO CONFIRA OUTRAS OPÇÕES

Duas fatias sobrepostas de pão integral sobre tábua de madeira em mesa branca

Receita de pão fit de frigideira sem glúten, sem lactose, sem ovo vegano que fica pronto em 15 minutos

Pão com farinha de quinoa sem glúten, sem ovo, sem soja, sem leite

Pão de painço fácil e rápido sem glúten, sem ovo, sem leite, sem soja muito saboroso e nutritivo!

Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Banana Fit e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal