PÃO DE BATATA DOCE FIT SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

4 meses atrás escrito por

Muitas pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada procuram receitas alternativas para continuar comendo o tradicional pãozinho do dia a dia, e é por isso que as receitas de pão são as mais acessadas aqui do blog. É por isso eu estou sempre pensando qual vai ser a próxima receita de pão que vai aparecer por aqui e após três tentativas desenvolvi esta receitas de Pão de Batata Doce Fit que vai saciar sua fome e te deixar satisfeito.

RECEITA PRÁTICA DE PÃO DE BATATA DOCE FIT

Este pão de batata doce fit é muito simples de preparar, basta bater no liquidificador a batata doce com os ingredientes molhados e depois misturar no ingredientes seco mexendo com uma colher de pau. Não precisa sovar a massa, não tem mistério e você vai conseguir fazer em casa um pão de batata doce fit econômico e nutritivo.

Pão de batata doce fit com farinha de arroz sem glúten e sem lactose

RECEITA DE PÃO DE BATATA DOCE FIT MACIO NA MEDIDA CERTA

Eu precisei fazer 3 receitas até conseguir a consistência ideal para este pão de batata doce fit, na primeira vez usei muita batata-doce, resultando um pão saboroso, porém muito denso e que não cresceu de forma adequada, ficando um pouco abatumado.

Na segunda tentativa diminui a batata-doce, mas acabei usando muita goma xantana e o pão não cresceu direito. Fica a dica deste já, a goma xantana é um ingrediente que você deve usar com atenção, um pouquinho a mais do que a medida indicada já pode ser demais. Na dúvida coloque menos, espere alguns instantes e veja se precisa colocar mais.

Percebi que mesmo tudo sendo goma xantana algumas marcas ou até a forma de armazenamento podem interferir na potência da goma. A goma xantana é encontrada em casas de produtos naturais vendida à granel, compre umas 30 gramas e guarde em um vidro bem fechado na geladeira. Da última vez que comprei essa quantidade paguei R$1,00 e após muitos usos ainda não consegui terminar a porção, ela dura bastante tempo na geladeira.

Na terceira e última tentativa consegui acertar a textura ideal que todo bom pão deve ter, uma casquinha crocante por fora, macio na medida certa e quando você passa a manteiga em cima a fatia não desmancha, afinal nada adianta o pão ser fofinho e você não conseguir espalhar nada em cima da fatia . Se você não consome manteiga não tem problema, consuma com geleias, patês, antepastos, etc.

Pão de batata doce Fit com farinha de arroz macio na medida certa, sem glúten e sem lactose

COMO COZINHAR A BATATA-DOCE

Uma dica muito importante é o modo como você cozinha a batata-doce, pois se cozida de maneira inadequada pode interferir no resultado final do pão de batata doce fit. Mas calma, não tem precisa se preocupar, não é nenhum método complicado.

Eu gosto de cozinhar a batata-doce descascada e cortada em fatias entre dois pratos, com algumas gotinhas de água no forno micro-ondas. É só colocar a batata-doce para cozinhar por uns 2:30 minutos, vai depender muito da potência do seu aparelho. Você deve cozinha até que ela fique macia, para testar é só tentar esmagar com o garfo, se você conseguir esmagar é porque está no ponto ideal.

Se você não gosta de usar o micro-ondas ou não tem um em casa não tem problema, basta cozinhar a batata-doce na água mas com a casca, para saber se está cozida é só espetar um garfo, quando o garfo conseguir chegar até o centro da batata sem muita resistência é porque está cozida.

O motivo pelo qual você deve tomar cuidado com o método de cocção é porque se a batata-doce for cozida sem casca na água ela vai absorver mais líquido, e esse excesso de umidade interfere na textura final do pão de batata doce fit. O excesso de umidade acaba fazendo com que o pão afunde no centro depois de assado e também deixa uma fatia mais mole e quebradiça.

É muito importante você medir 1/2 xícara de batata-doce cozida, se sobrar batata cozida minha sugestão é que você tempere com pouco de sal, azeite e pimenta preta e coma enquanto prepara o pão. O excesso de batata-doce faz com que o pão fique mais denso e cresça menos.

Batata-doce cozida no micro-ondas

Esmague a batata-doce com um garfo para conseguir medir a quantidade ideal

INGREDIENTES MOLHADOS PÃO DE BATATA DOCE FIT

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de batata-doce cozida (espere amornar para bater com os ovos)
  • 1/2 xícara de água ou use o leite vegetal da sua preferência
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo (pode ser qualquer açúcar, ele será consumido na fermentação)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou use o óleo da sua preferência
  • 1 colher de chá rasa de sal

INGREDIENTES SECOS PÃO DE BATATA DOCE FIT

  • 1 xícara de aveia sem glúten em flocos finos (compre aqui a aveia sem glúten)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (substitua por araruta)
  • 1/2 xícara de farinha de arroz integral
  • 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo seco (1 pacotinho 10 gramas)
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana (meça corretamente, ou use até um pouco menos, em excesso o pão não vai crescer de forma adequada)

MODO DE PREPARO PÃO DE BATATA DOCE FIT

  • Cozinhe a batata-doce no micro-ondas entre dois pratos ou cozinhe com a casca até ficar macia. Esmague com um garfo e meça corretamente 1/2 xícara de batata-doce. Espere amornar para misturar aos ingredientes molhados.
  • Bata os ingredientes molhados no liquidificador até obter uma massa lisa e líquida.
  • Misture os ingredientes secos em uma bacia.
  • Adicione a massa líquida sobre os ingredientes secos e mexa com uma colher de pau ou colher firme.
  • Você vai perceber que após uns instantes a goma xantana começa a agir e deixa a massa mais grossa.

Textura massa pão de batata doce fit

  • Transfira a massa para uma forma de pão untada e polvilhada com farinha de arroz, a forma que sempre uso é uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita. Como a forma é de silicone eu só unto com um pouco de óleo.
  • Leve para um local quentinho da cozinha, eu gosto de colocar dentro do forno micro-ondas desligado junto com 1 xícara de água quente, desta maneira cria um ambiente úmido e abafado, perfeito para a fermentação.
  • Você deve deixar crescer até dobrar de volume, eu costumo deixar 1 hora crescendo. Depois de 30 minutos de crescimento eu coloco 1 uma xícara de água quente no micro-ondas para deixar o ambiente mais úmido e quentinho.
  • Após 40 minutos de fermentação preaqueça o forno à 180º C.
  • Quando o forno estiver aquecido e o pão ter dobrado de volume, leve o pão de batata doce fit para assar por aproximadamente 30 minutos.
  • Quando conseguir encostar na forma sem se queimar desenforme o pão de batata doce fit e deixe-o esfriar sobre uma grade. Espere esfriar por completo antes de cortar para que ele não fique abatumado.

Pão de Batata Doce Fit rápido feito no liquidificador sem glúten e sem lactose

DICAS PARA CONSUMO E ARMAZENAMENTO DO PÃO DE BATATA DOCE FIT

  • Você pode consumir este pão com seu acompanhamento preferido, geleias, patê de atum,  patê de grão-de-bico, antepasto de berinjela, patê de linguiçamanteiga de amendoim. Ele também fica ótimo em sanduíches, duas fatias deste pão vão matar sua fome por bastante tempo.
  • Este pão não fica duro na geladeira, mantenha refrigerado por uns 4 ou 5 dias. Se preferir você pode fatiar o pão, colocar as fatias em sacos plásticos adequados para o freezer (não sobreponha as fatias para que não grudem) e levar ao congelador por até 3 meses. Você pode descongelar no micro-ondas, diretamente na torradeira caso tenha uma, ou colocar na frigideira antiaderente em fogo baixo até o completo descongelamento.

Pão de batata doce fit com farinha de arroz sem glúten e sem lactose

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Espero que você tenha gostado desta receita de pão de batata doce fit e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

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comentários

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Pães

Comentário para PÃO DE BATATA DOCE FIT SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  • Pode usar aveia em
    Flocos no lugar da aveia flocos finos?

    Claudine 09/07/2017 22:43 Responder
    • Oi Claudine, pode sim, só que a textura fica um pouco diferente porque o floco da aveia é maior. Se quiser deixar os flocos menores é só pulsar algumas vezes no liquidificador 😉
      Beijinhos e até a próxima!

      Chef Susan Martha 10/07/2017 12:38 Responder
      • Obrigada 😍

        Claudine 10/07/2017 14:53 Responder
  • Sou sua fã, você tem receitas com ingredientes simples e econômica ,É isto que mais me encanta, parabéns!!

    Denise Fioravante 24/07/2017 15:32 Responder
    • Oi Denise, obrigada pelo comentário carinhoso!
      Eu tento sempre criar receitas mais acessíveis e assim mais pessoas podem testar 🙂
      Se tiver dúvidas é só mandar uma mensagem, beijinhos e até a próxima!

      Chef Susan Martha 24/07/2017 16:56 Responder
  • Adorei, vou tentar fazer. Eu tenho gordura no fígado e fico as vezes com receio pois leva óleo. Agradeço imensamente,um beijo

    Aparecida Reis do Rosário 31/08/2017 22:02 Responder
    • Que bom que vai testar a receita! Espero que aprove o pãozinho!
      Quanto ao seu problema de saúde não sei e nem poderia te aconselhar sobre as receitas, sempre bom consultar uma nutricionista. Beijos

      Chef Susan Martha 31/08/2017 22:13 Responder
  • Boa tarde, estou ansiosa para fazer este pão, porém tenho dúvidas sobre a goma xantana. Ela é natural? Causa algum dano para a saúde? Desde já agradeço a atenção e parabéns por ensinar as pessoas mais saúde.

    Sandra Rodrigues 18/10/2017 17:55 Responder
    • A goma xantana é proveniente do açúcar do milho, se você não tiver nenhuma alergia ao milho você pode usar a goma xantana sem nenhum problema.
      Se preferir ainda pode substituir a goma xantana por goma guar na mesma proporção. A goma guar também é natural e é de uma semente de uma planta da Índia.
      Beijos e até a próxima!

      Chef Susan Martha 19/10/2017 11:53 Responder

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