PÃO DE BATATA DOCE FIT SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

12 meses atrás escrito por

Muitas pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada procuram receitas alternativas para continuar comendo o tradicional pãozinho do dia a dia, e é por isso que as receitas de pão são as mais acessadas aqui do blog. É por isso eu estou sempre pensando qual vai ser a próxima receita de pão que vai aparecer por aqui e após três tentativas desenvolvi esta receitas de Pão de Batata Doce Fit que vai saciar sua fome e te deixar satisfeito.

RECEITA PRÁTICA DE PÃO DE BATATA DOCE FIT

Este pão de batata doce fit é muito simples de preparar, basta bater no liquidificador a batata doce com os ingredientes molhados e depois misturar no ingredientes seco mexendo com uma colher de pau. Não precisa sovar a massa, não tem mistério e você vai conseguir fazer em casa um pão de batata doce fit econômico e nutritivo.

Pão de batata doce fit com farinha de arroz sem glúten e sem lactose

RECEITA DE PÃO DE BATATA DOCE FIT MACIO NA MEDIDA CERTA

Eu precisei fazer 3 receitas até conseguir a consistência ideal para este pão de batata doce fit, na primeira vez usei muita batata- doce, resultando um pão saboroso, porém muito denso e que não cresceu de forma adequada, ficando um pouco abatumado.

Na segunda tentativa diminui a batata-doce, mas acabei usando muita goma xantana e o pão não cresceu direito. Fica a dica deste já, a goma xantana é um ingrediente que você deve usar com atenção, um pouquinho a mais do que a medida indicada já pode ser demais. Na dúvida coloque menos, espere alguns instantes e veja se precisa colocar mais.

Percebi que mesmo tudo sendo goma xantana algumas marcas ou até a forma de armazenamento podem interferir na potência da goma. A goma xantana é encontrada em casas de produtos naturais vendida à granel, compre umas 30 gramas e guarde em um vidro bem fechado na geladeira. Da última vez que comprei essa quantidade paguei R$1,00 e após muitos usos ainda não consegui terminar a porção, ela dura bastante tempo na geladeira.

Na terceira e última tentativa consegui acertar a textura ideal que todo bom pão deve ter, uma casquinha crocante por fora, macio na medida certa e quando você passa a manteiga em cima a fatia não desmancha, afinal nada adianta o pão ser fofinho e você não conseguir espalhar nada em cima da fatia . Se você não consome manteiga não tem problema, consuma com geleias, patês, antepastos, etc.

Pão de batata doce Fit com farinha de arroz macio na medida certa, sem glúten e sem lactose

COMO COZINHAR A BATATA-DOCE

Uma dica muito importante é o modo como você cozinha a batata-doce, pois se cozida de maneira inadequada pode interferir no resultado final do pão de batata doce fit. Mas calma, não tem precisa se preocupar, não é nenhum método complicado.

Eu gosto de cozinhar a batata-doce descascada e cortada em fatias entre dois pratos, com algumas gotinhas de água no forno micro-ondas. É só colocar a batata-doce para cozinhar por uns 2:30 minutos, vai depender muito da potência do seu aparelho. Você deve cozinha até que ela fique macia, para testar é só tentar esmagar com o garfo, se você conseguir esmagar é porque está no ponto ideal.

Se você não gosta de usar o micro-ondas ou não tem um em casa não tem problema, basta cozinhar a batata-doce na água mas com a casca, para saber se está cozida é só espetar um garfo, quando o garfo conseguir chegar até o centro da batata sem muita resistência é porque está cozida.

O motivo pelo qual você deve tomar cuidado com o método de cocção é porque se a batata-doce for cozida sem casca na água ela vai absorver mais líquido, e esse excesso de umidade interfere na textura final do pão de batata doce fit. O excesso de umidade acaba fazendo com que o pão afunde no centro depois de assado e também deixa uma fatia mais mole e quebradiça.

É muito importante você medir 1/2 xícara de batata-doce cozida, se sobrar batata cozida minha sugestão é que você tempere com pouco de sal, azeite e pimenta preta e coma enquanto prepara o pão. O excesso de batata-doce faz com que o pão fique mais denso e cresça menos.

Batata-doce cozida no micro-ondas

Esmague a batata-doce com um garfo para conseguir medir a quantidade ideal

Imprimir
Pão de batata doce fit de liquidificador sem glúten e sem lactose

PÃO DE BATATA DOCE FIT


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo Total: 45 minutos
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Este pão é muito cheiroso e gostoso, além disso é uma receita simples de liquidificador que você vai acertar com facilidade!


Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de batata-doce cozida
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1 xícara de aveia sem glúten em flocos finos
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1/2 xícara de farinha de arroz integral
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana

Modo de Preparo

  1. Cozinhe a batata-doce no micro-ondas entre dois pratos ou cozinhe com a casca até ficar macia. Esmague com um garfo e meça corretamente 1/2 xícara de batata-doce. Espere amornar para misturar aos ingredientes molhados.
  2. Bata os ovos, a batata-doce, a água, o açúcar, o azeite e o sal no liquidificador até obter uma massa lisa e líquida.
  3. Em uma bacia misture a aveia, o polvilho doce, a farinha de arroz integral, o fermento biológico e a goma xantana.
  4. Adicione a massa líquida sobre os ingredientes secos e mexa com uma colher de pau ou colher firme.
  5. Você vai perceber que após uns instantes a goma xantana começa a agir e deixa a massa mais grossa.
  6. Transfira a massa para uma forma de pão untada e polvilhada com farinha de arroz, a forma que sempre uso é uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita. Como a forma é de silicone eu só unto com um pouco de óleo.
  7. Leve para um local quentinho da cozinha, eu gosto de colocar dentro do forno micro-ondas desligado junto com 1 xícara de água quente, desta maneira cria um ambiente úmido e abafado, perfeito para a fermentação.
  8. Você deve deixar crescer até dobrar de volume, eu costumo deixar 1 hora crescendo. Depois de 30 minutos de crescimento eu coloco 1 uma xícara de água quente no micro-ondas para deixar o ambiente mais úmido e quentinho.
  9. Após 40 minutos de fermentação preaqueça o forno à 180º C.
  10. Quando o forno estiver aquecido e o pão ter dobrado de volume, leve o pão de batata doce fit para assar por aproximadamente 30 minutos.
  11. Quando conseguir encostar na forma sem se queimar desenforme o pão de batata doce fit e deixe-o esfriar sobre uma grade. Espere esfriar por completo antes de cortar para que ele não fique abatumado.

Notas

  • Espere a batata-doce amornar para depois bater com os ovos.
  • No lugar da água você pode usar o leite vegetal da sua preferência.
  • Você pode usar qualquer açúcar, mão não adoçante. O açúcar será consumido na fermentação.
  • Substitua o azeite pelo óleo da sua preferência.
  • Se não for intolerante ao glúten você pode usar a aveia comum.
  • Substitua o polvilho doce por araruta.
  • Use uma colher medidora para garantir a quantidade exata de goma xantana, na dúvida use até um pouco menos, em excesso o pão não vai crescer de forma adequada.
  • A goma xantana pode ser substituída na mesma proporção por goma Guar ou CMC.
Textura massa pão de batata doce fit

Textura da massa do pão de batata doce fit

Pão de Batata Doce Fit rápido feito no liquidificador sem glúten e sem lactose

DICAS PARA CONSUMO E ARMAZENAMENTO DO PÃO DE BATATA DOCE FIT

  • Você pode consumir este pão com seu acompanhamento preferido, geleias, patê de atum,  patê de grão-de-bico, antepasto de berinjela, patê de linguiçamanteiga de amendoim. Ele também fica ótimo em sanduíches, duas fatias deste pão vão matar sua fome por bastante tempo.
  • Este pão não fica duro na geladeira, mantenha refrigerado por uns 4 ou 5 dias. Se preferir você pode fatiar o pão, colocar as fatias em sacos plásticos adequados para o freezer (não sobreponha as fatias para que não grudem) e levar ao congelador por até 3 meses. Você pode descongelar no micro-ondas, diretamente na torradeira caso tenha uma, ou colocar na frigideira antiaderente em fogo baixo até o completo descongelamento.

Pão de batata doce fit com farinha de arroz sem glúten e sem lactose

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

 

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO

 

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO CASEIRO FÁCIL DO AMOR PELA COMIDA:

 

 

Pão caseiro com grão-de-bico sem glúten e sem lactose

Pão Australiano Fit

Espero que você tenha gostado desta receita de pão de batata doce fit e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

RECEITAS-DE-PÃO-SEM-GLÚTEN

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Sem Glúten

Comentário para PÃO DE BATATA DOCE FIT SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  • Pode usar aveia em
    Flocos no lugar da aveia flocos finos?

    Claudine 09/07/2017 22:43
  • Oi Claudine, pode sim, só que a textura fica um pouco diferente porque o floco da aveia é maior. Se quiser deixar os flocos menores é só pulsar algumas vezes no liquidificador 😉
    Beijinhos e até a próxima!

    Chef Susan Martha 10/07/2017 12:38
  • Obrigada ?

    Claudine 10/07/2017 14:53
  • Sou sua fã, você tem receitas com ingredientes simples e econômica ,É isto que mais me encanta, parabéns!!

    Denise Fioravante 24/07/2017 15:32
  • Oi Denise, obrigada pelo comentário carinhoso!
    Eu tento sempre criar receitas mais acessíveis e assim mais pessoas podem testar 🙂
    Se tiver dúvidas é só mandar uma mensagem, beijinhos e até a próxima!

    Chef Susan Martha 24/07/2017 16:56
  • Adorei, vou tentar fazer. Eu tenho gordura no fígado e fico as vezes com receio pois leva óleo. Agradeço imensamente,um beijo

    Aparecida Reis do Rosário 31/08/2017 22:02
  • Que bom que vai testar a receita! Espero que aprove o pãozinho!
    Quanto ao seu problema de saúde não sei e nem poderia te aconselhar sobre as receitas, sempre bom consultar uma nutricionista. Beijos

    Chef Susan Martha 31/08/2017 22:13
  • Boa tarde, estou ansiosa para fazer este pão, porém tenho dúvidas sobre a goma xantana. Ela é natural? Causa algum dano para a saúde? Desde já agradeço a atenção e parabéns por ensinar as pessoas mais saúde.

    Sandra Rodrigues 18/10/2017 17:55
  • A goma xantana é proveniente do açúcar do milho, se você não tiver nenhuma alergia ao milho você pode usar a goma xantana sem nenhum problema.
    Se preferir ainda pode substituir a goma xantana por goma guar na mesma proporção. A goma guar também é natural e é de uma semente de uma planta da Índia.
    Beijos e até a próxima!

    Chef Susan Martha 19/10/2017 11:53
  • Será que da de por inhame ni lugar da batata doce,ah! A receita deu super certo,a primeira pois ja fiz outras(de outras fontes) e da errado

    Aline 08/11/2017 14:30
  • Oi Aline, eu nunca testei com inhame, mas acho que dá certo sim.. O que você pode fazer é comparar sua massa com a textura da massa no vídeo. Se estiver muito grossa coloque umas colheradas de água e se tiver muito mole um pouquinho mais de farinha para ajustar caso haja necessidade. Fico feliz que deu certo já na primeira tentativa. Beijos

    Chef Susan Martha 10/11/2017 00:00
  • Receitas práticas e de baixo custo,

    Rejane 10/11/2017 00:19
  • Que bom que você está gostando das receitas, obrigada pelo seu comentário!
    Beijos

    Chef Susan Martha 10/11/2017 11:25
  • Olá, bom dia! Sou celíaca e intolerante a lactose, conheci suas receitas através do youtube e fiquei muito feliz ao ver que todas davam muito certo 😀
    Já fiz esse de batata doce e ficou maravilhoso, principalmente a textura. Queria saber se existe alguma receita de pão que poderia rechear? Obrigada desde já 😀

    Maiara 23/11/2017 10:03
  • Oi Maiara, que bom que me achou pelo YouTube!
    Fico feliz que testou e aprovou a receita deste pão de batata-doce, a textura fica muito gostosa mesmo.
    Os pão recheados precisam de massas modeláveis e todas receitas e pão que faço ou são de liquidificador, ou são daquelas de apenas misturar tudo com uma colher de pau, ou seja, a massa é mais mole, não da pra manusear na mão para introduzir o recheio dentro.
    Mas se quiser rechear colocando parte da massa na forma, um pouco de recheio no meio e cobrir com o restante da massa dá certo. Mas não use recheio muito úmidos, a umidade em excesso estraga a estrutura da massa.
    Prefira recheios como frutas secas, castanhas, atum, frango desfiado.. se preferir você pode agregar 1/2 xícara na massa, misturando no final depois de misturar os demais ingredientes da massa.
    Beijos

    Chef Susan Martha 23/11/2017 13:04
  • Suas receitas são as minhas preferidas, porque tudo que faço, sempre dá certo!
    Estava imaginando como o recheio o frango desfiado mesmo, porque lembra os que eu comia antes de me tornar celíaca. Vou tentar aqui e depois volto para te dizer como ficou! Obrigada por responder e sucesso sempre <3

    Maiara 23/11/2017 14:25
  • Olá posso sobtistuir o polvilho doce com amido de milho?

    Alessia 08/04/2018 20:34
  • O amido de milho não é tão bom para pães, ele acaba deixando o pão muito fofo e fica difícil espalhar as coisas por cima da fatia sem ela se despedaçar. Se quiser usar mesmo assim você precisa ajustar um pouco a quantidade porque ele absorve menos os líquidos da receita. Beijos

    Chef Susan Martha 09/04/2018 21:29
  • Olá, voce fala no vídeo que podemos substituir a aveia pela quinoa em flocos. Seria possível outra substituição? farinha de linhaça, fécula ou outra farinha qualquer?

    Paulo 12/05/2018 13:47
  • Nem por linhaça, nem por fécula.. cada farinha se comporta de maneira diferente e proporciona uma estrutura pra receita. Não dá simplesmente pra trocar uma farinha pela outra porque muitas vezes vai dar super errado. Para descobrir como cada farinha se comporta nas receitas e como substituir a farinha de trigo sugiro que você confira meu curso online, o Dominando as Farinhas Sem Glúten, tenho certeza que vai ser muito esclarecedor. Confira o link: http://curso.amorpelacomida.com.br/curso-farinhas-sem-gluten
    Beijos

    Chef Susan Martha 12/05/2018 22:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal