COMECE A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR APRENDENDO A LER O RÓTULO

1 ano atrás escrito por

Sempre que me perguntam qual o primeiro passo para  iniciar a Reeducação Alimentar a minha resposta é sempre a mesma: Aprenda a ler o rótulo!

O ideal é que você consuma alimentos frescos, sem nenhum rótulo mesmo, mas podemos  nos beneficiar dos produtos industrializados se soubermos como ler e entender o rótulo.

Para saber exatamente o que você está comprando, é fundamental analisar atentamente os ingredientes do produto. Lembre-se de que estes sempre aparecem em uma sequência decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que existe em maior quantidade no produto.

Um exemplo clássico é o pão integral, o primeiro ingrediente precisa ser Farinha de Trigo Integral, parece bobeira observar isso, afinal se diz integral é óbvio que a farinha usada é a de trigo integral, mas não é bem assim.

A lei que regulariza se é ou não integral permite uma variação no percentual da quantidade de ingredientes integrais na composição, então desconfie sempre da embalagem (que deixa o produto mais atrativo) e leia o rótulo.

pão integral falso

Pão 7 grãos que não é integral, observe que o primeiro ingrediente é a farinha de trigo branca comum – Imagem retirada do Google

Além de precisarmos analisar a lista dos principais ingredientes da composição do produto também devemos evitar alimentos que em sua composição apareçam nomes estranhos ou impronunciáveis. Você deve ler o rótulo e analisar: eu encontro isso na despensa de casa? Se você não encontra, então este produto deve ser evitado.

Para deixar os alimentos mais gostosos, atrativos e viciantes a indústria adiciona diferentes corantes, aromatizante, realçadores de sabor e principalmente muita gordura e açúcar. Consumir estes produtos esporadicamente não é o problema, o problema está quando a base da nossa alimentação é composta por alimentos processados.

Por exemplo, de manhã você como pão integral com requeijão light, pro lanche abre um pacote de biscoito diet, no almoço consome uma lasanha congelada fit, no lanche da tarde come um bolinho sem glúten e sem lactose, na janta pra não precisar cozinhar faz um misto quente com peito de peru com redução de sódio e margarina que faz bem pro coração e acha que está seguindo um estilo de vida saudável, que fez boas escolhas, mas não entende porque não está emagrecendo.

Só porque você encontra nas embalagens as palavras integral, ligth, diet, fit, sem glúten, sem lactose, detox, leve, zero, redução de sódio, não quer dizer que estes alimentos são saudáveis. Fique atento pois a indústria usa estas palavras como chamariz para tentar enganar você, obtendo mais vendas que visam apenas o lucro da empresa. Vale lembrar que quem precisa se preocupar com a sua saúde é você, não se engane com embalagens atrativas.

não se engane com os rótulos

Imagem retirada do Google

A melhor maneira de saber exatamente o que você está comendo é cozinhando em casa. Assim você evita ingredientes estranhos que atrapalham o seu emagrecimento, causam vícios alimentares e até dependência emocional. Além disso quando você cozinha o seu próprio alimento você pode transmitir boas energias para sua refeição e exercer todo seu amor pela comida e também pela sua família.

Se você eliminar os alimentos processados do seu dia a dia, começar a cozinhar em casa uma comida simples, caseira, sem complicações ou ingredientes estranhos é certo que sua saúde vai melhorar e você vai começar a emagrecer naturalmente.

Se você começar a comer comida de verdade (comida caseira sem produtos processados) você vai perceber que não está mais toda hora com fome, que tem mais disposição, que consegue se concentrar melhor nas tarefas e consequentemente tudo na sua vida começa a melhorar.

Comida de verdade

Imagem retirada do Google

Se você optar por uma alimentação caseira com redução de glúten e lactose os resultados são ainda mais rápidos. Eu percebi muitas mudanças desde que reduzi o glúten e a lactose da minha alimentação e é por isso que a maioria das receitas que você encontra aqui são elaboradas com a ausência destes ingredientes.

EM RESUMO:

  • Leia todos os rótulos no supermercado e não compre alimentos com nomes estranhos que você não encontraria na despensa de casa
  • Não se deixe enganar por embalagens atrativas e fique atento a palavras como integral, ligth, diet, fit, sem glúten, sem lactose, redução de sódio, detox, leve, etc.
  • Cozinhe em casa e saiba exatamente o que contém a sua comida, não se esqueça de transmitir muito amor para o seu alimento enquanto o prepara.
  • Quando você come comida de verdade você se sente mais disposto, com mais energia, reduz vícios alimentares e começa a emagrecer naturalmente.
  • Para melhores resultados cozinhe em casa receitas sem glúten e sem lactose, você se sentirá mais leve, menos inchado, mais focado e os benefícios à saúde aparecem mais rapidamente.

Leia sobre a minha Reeducação Alimentar, como eliminei 10 quilos e transformei a minha vida.

 

Você pode  começar a se alimentar melhor com estas sugestões de receitas:

 

CAFÉ DA MANHÃ

panqueca paleo com 3 ingredientes - amor pela comida

 

pão de batata doce de liquidificador sem glúten e sem lactose super saboroso com um toque alecrim - amor pela comida

 

Smoothie de Manga, Banana e Morango

 

LANCHE:

Biscoito de coco e amendoim sem glúten e sem lactose - amor pela comida

 

Mini torta de batata doce com aveia com recheio de brócolis, couve flor e queijo gouda

 

bolo de banana fácil com passas sem glúten e sem lactose - amor pela comida

 

ALMOÇO:

Empadão de carne moída com vegetais, sem glúten e sem lactose com uma cobertura cremosa de requeijão de castanhas

 

Escondidinho Funcional de Frango com Batata Doce

 

CARNE MOÍDA COM BATATA DOCE REFOGADA

 

JANTA:

Refogado Low Carb

 

Peixe Assado (Robalo) com vegetais

 

Frango a Parmegiana Saudável

Espero que você tenha gostado destas informações para lhe ajudar com a Reeducação Alimentar e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

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Comentário para COMECE A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR APRENDENDO A LER O RÓTULO

  • Pingback: Reeducação alimentar por Susan Martha - Paty Mendlowicz

  • Muito bacana! As receitas das sugestões estão onde?

    Camila 05/09/2016 01:06 Responder
    • Oi Camila, os links estão abaixo de cada foto ou clique na foto que você será direcionada para a receita 😉
      Beijos

      Chef Susan Martha 05/09/2016 17:02 Responder
  • Pingback: - SQUAD Magazine

  • Parabéns, com palavras simples esclarece tudo,coisas simples e facil de fazer e com produtos fáceis de serem encontrados, obrigada pela confiança que me passou para fazer a reeducação alimentar, receitas otimas,Abraço.

    ilionir 10/06/2017 11:06 Responder
    • Que bom que você gostou das dicas, é muito importante a gente aprender logo a ler todos os rótulo e adotar como hábito. Quando você percebe que o alimento industrializado possui muitos nomes estranhos no rótulo você já perde a vontade de comprar. Espero que continue aprendendo sempre para conseguir de alimentar melhor a cada dia 😉
      Beijinhos e até a próxima!

      Chef Susan Martha 10/06/2017 20:17 Responder

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