RECEITAS PARA EMAGRECER E DICAS PARA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

2 anos atrás escrito por

Eu nunca imaginei que alguém ia ter a curiosidade em saber o que eu como, mas depois que a Reeducação Alimentar me fez perder muitos quilos eu já ouvi a pergunta “o que você come” muitas vezes. No começo achava estranho, porque na verdade é uma comida tão simples que eu ficava meio que sem saber o que explicar e sem saber dizer quais receitas para emagrecer ela devia preparar.

Minha resposta era sempre a mesma, que não tinha nada fora do comum e que eu fazia dos vegetais a base da minha alimentação. O básico e tradicional arroz, feijão, carne e salada, sempre dando preferência para o revezamento dos alimentos e também para os alimentos funcionais, que trazem mais benefícios para a saúde.

Receitas para emagrecer

Alimentos funcionais trazem mais benefícios para a saúde, tente incluí-los na sua alimentação

 

O QUE EU COMO PARA EMAGRECER

Você não precisa comer sempre o mesmo arroz e o mesmo feijão, ou seja, o arroz pode ser trocado por outro grão integral como a quinoa, o feijão por lentilha, grão-de-bico e outros tipos de feijão (vermelho, branco, carioca, preto), a carne por ovo, frango ou porco, e a salada (minha parte preferida) sempre bem diversificada, folhas verdes, vegetais coloridos, legumes e tudo mais que estiver na estação.

E também eu não como o arroz e feijão todos os dias, quando não cozinho arroz e feijão costumo fazer os carboidratos de baixo índice glicêmico como a batata-doce, brócolis, cenoura, ervilha acompanhado de uma carne e salada.

Tem uma receita bem simples e prática que me ajudou a emagrecer e continuar firma na reeducação alimentar, esta receita para emagrecer é a de Carne Moída com Batata-doce, ela é deliciosa, suja apenas uma panela, é barata, usa poucos ingredientes e dá pra variar bastante o que você coloca dentro. É uma receita antiga aqui no blog e desde comecei a prepará-la nunca mais parei. Confira a receita para emagrecer clicando aqui!

Receitas para emagrecer

 

COZINHE SUA PRÓPRIA COMIDA

Eu costumo cozinhar comida fresca sempre no almoço e aí já aproveito e faço uma quantidade extra para que sobre para a janta, eu realmente não me importo de comer a mesma comida ao meio dia e à noite.

Bom, agora você já sabe, eu cozinho todos os dias no almoço e como o que sobrou na janta, mas se você não tem tempo de preparar a comida na hora do almoço você pode cozinhar à noite para sobrar para o seu almoço do outro dia, ou até mesmo cozinhar uma maior quantidade e congelar o excedente para aqueles dias que você está com preguiça ou que não deu tempo.

O importante mesmo é comer comida de verdade, aquela comida que você sabe a procedência e que você dedicou muito amor enquanto estava preparando. Eu já falei por aqui sobre a importância de comer “comida de verdade”, mas se você ainda não viu é só clicar aqui!

Receitas para emagrecer

Imagem retirada do Google

CAFÉ DA MANHÃ E LANCHES

Eu sou uma pessoa que acorda sem fome, eu sei que tem pessoas que acordam famintas, mas este não é o meu caso. Começo o dia sempre tomando meu Kefir de água (bebida probiótica fermentada) com o suco de 1 limão, o Kefir são bactérias boas que ajudam o sistema imunológico colonizando o intestino e assim promovendo a saúde.

Depois de tomar aproximadamente 300 ml desta bebida fermentada passo a me hidratar com chimarrão ou tererê, costumo tomar o chimarrão mais no inverno e o tererê mais no verão. O chimarrão é feito com água quente sobre folhas de erva-mate e o tererê utiliza as mesmas folhas só que em uma moagem mais grossa. E eu sou viciada mesmo, quando não tomo sinto falta, e para fins de contagem lá se vão aproximadamente mais 2 litros de água.

Receitas para emagrecer

Chimarrão com folhas de hortelã

 

Depois de tanta água a fome passa completamente, começo a ficar com fome lá pelas 11 horas da manhã, aí costumo comer um pedaço de bolo saudável, alguns biscoitos sem glúten e sem lactose ou então uma porção pequena mingau de aveia com leite de coco.

Pro lanche da tarde o cardápio é o mesmo do café da manhã, as vezes intercalo algumas castanhas, frutas ou o que me der vontade. O ideal mesmo é comer quando você tiver fome, muitas vezes estamos tão viciados na comida que fica difícil identificar se você está mesmo com fome ou apenas com desejo. Muitas vezes a fome pode ser sede mascarada, tome um copo de água e espere alguns minutos, depois coma quando a fome voltar 😉

Receitas para emagrecer

Imagem retirada do Google

Por isso é muito importante você desenvolver a Consciência Alimentar, já falei também sobre como desenvolver a consciência alimentar aqui no blog, mas se você não viu é só clicar aqui! Você precisa entender o que está colocando pra dentro do seu corpo e aprender os porquês de não consumir determinados alimentos. Somente com a informação é que você vai conseguir se manter na Reeducação Alimentar por muito tempo e assim emagrecer naturalmente.

Receitas para emagrecer

Imagem retirada do Google

Aprenda 10 dicas imperdíveis para mudar a sua alimentação e emagrecer naturalmente clicando aqui!

Ah, e no período da tarde é quando faço meus exercícios, vou para a academia de segunda à sexta, 3 vezes por semana faço musculação e 2 vezes na semana faço exercícios aeróbicos de alta intensidade. Para você conseguir visualizar os resultados do seu emagrecimento de forma mais eficaz e ter mais saúde é muito importante criar o hábito de praticar atividades físicas. Eu já falei dos benefícios de combinar a Reeducação Alimentar com exercícios, mas se por um acaso você não viu, é só clicar aqui!

Aula de Body Pump, musculação com barra livre, desculpa a cara feia! hehehe

Enquanto me exercito e logo após sair da aula eu bebo aproximadamente 800 ml de água, então se você está fazendo a conta, até o fim da tarde já foram mais de 3 litros de água. É muito importante beber bastante água e se manter hidratado. Tomando bastante água seu intestino funciona com mais regularidade, sua pele fica mais bonita e seu corpo com certeza funciona melhor se estiver hidratado, não se esqueça que somos como uma máquina, precisamos de água para funcionar em pleno potencial.

 

BEBA MUITA ÁGUA

Se você tem dificuldade em beber água minha sugestão é fazer água aromatizada, ou água detox, que nada mais é que você separar uma jarra ou copo grande e colocar o sabor que mais gostar para dar um gostinho especial. Você pode colocar algumas frutas picadas, hortelã, canela, cravo, fatias de limão, gengibre ou o que você gostar mais, não tem muita regra. Espere alguns minutos para a água pegar o sabor e depois você pode completar com gelo e um canudo bonito. Vale a pena comprar um copo ou caneco de vidro que seja atraente pra você, tenho certeza que você vai ter mais prazer em se hidratar desta maneira.

Eu já ensinei como fazer água detox aqui no blog, mas se você ainda não viu é só clicar aqui!

Receitas para emagrecer

PRIORIZE ALIMENTOS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Na minha Reeducação Alimentar eu como preferencialmente uma comida sem glúten e sem lactose, apesar de eu não ter nenhuma intolerância alimentar eu percebi ao longo do tempo que excluindo o glúten e a lactose da minha alimentação eu consigo me manter mais saudável, menos inchada e emagrecer com mais facilidade.

E é por isso que as receitas para emagrecer aqui do blog tem este perfil, sem glúten, sem lactose e destinadas à Reeducação Alimentar. Isso não quer dizer que eu não coma alimentos com glúten ou lactose, mas deixo para comê-los quando saio pra jantar fora, quando vou em alguma festinha com os amigos ou em alguma ocasião especial. Posso dizer que 90% da minha alimentação é feita em casa (amo muito a minha comida 🙂 ) e deixo 10% para socializar comendo o que tiver vontade.

Eu separei algumas das minhas receitas para emagrecer que mais gosto, elas vão ajudar no seu emagrecimento, mas lembre-se, é muito importante consultar um médico ou nutricionista para verificar suas taxas, fazer exames, ver se realmente está tudo em ordem antes de começar a Reeducação Alimentar. Só um profissional da área da saúde é capaz de dizer o que é melhor pra você e para sua dieta. Se quiser conhecer o trabalho da minha nutricionista Rafaela da Silva, clique aqui!

 

RECEITAS PARA EMAGRECER – CAFÉ DA MANHà

Receitinha rápida que fica pronta em menos de 15 minutos, leva poucos ingredientes e fica muito saborosa. Vale a pena começar o dia com esta delícia saudável e nutritiva 😉

Receitas para emagrecer - Panqueca Fit de Maçã muito fácil, rápida e saborosa. É sem glúten, sem lactose e sem processados | www.amorpelacomida.com.br

 

Eu sei que muitas pessoas são viciadas em pão (minha mãe é uma delas), para não fugir da Reeducação Alimentar esta receita para emagrecer de pão caseiro é nutritiva, leva lentilha na massa (não se preocupe que não da pra sentir o sabor da lentilha) e fica super fofinho, com sabor e aroma de pão caseiro da vovó!

Receitas para emagrecer

 

Se você está confuso pensando o que será que é “smoothie” não se preocupe, nada mais é que uma vitamina com um nome bonito 😉 Eu gosto de ter sempre frutas congeladas no freezer, quanto mais maduras forem, mais docinho vai ficar o smoothie. É rápido pra fazer e dá bastante energia para começar o dia.

Receitas para emagrecer

 

RECEITAS PARA EMAGRECER – PRATO PRINCIPAL

Esta receita é feita com feijão vermelho (meu preferido) e não leva nenhuma carne, portanto é vegetariano. Ele é enriquecido com aveia, mas as vezes uso a biomassa de banana verde para deixar o caldo mais grosso. Mesmo sem nenhum defumado ele fica super saboroso e bem temperado 🙂

Receitas para emagrecer

 

Eu adoro frango assado, sempre compro coxa e sobrecoxa, são cortes mais baratos e meus preferidos para assar no forno. Este frango é super temperado, leva gengibre, alecrim, limão e especiarias, é uma receita simples mas com um sabor mais que especial!

Receitas para emagrecer

 

Strogonoff é um clássico da mesa dos brasileiros, eu adoro! Nesta versão ele leva castanha de caju crua para dar a consistência cremosa do molho, ela deixa o sabor ainda mais delicioso e especial. Outra dica boa é cozinhar o arroz com quinoa, assim você agrega mais valor nutricional ao arroz tradicional.

Receitas para emagrecer

 

Se você gosta de sabores mais diferenciados minha sugestão é este frango cremoso com abacaxi, que é apimentado e agridoce na medida certa. Esta receita para emagrecer leva peito de frango, gengibre, alho, curry e leite de coco e é perfeita para deixar o tradicional frango do dia a dia com sabor de ocasião especial.

Receitas para emagrecer

 

Mesmo que você não tenha muita habilidade no preparo de peixes esta receita é muito simples e vai surpreender seu paladar. É feita com filé de robalo (mas pode ser qualquer filé de peixe), acrescido de vegetais e assado no forno em uma única forma, assim você já tem a carne e os acompanhamentos em uma única travessa, ou seja uma refeição completa.

 

Receitas para emagrecer

 

RECEITAS PARA EMAGRECER – LANCHE

Esta receita para emagrecer é a mais fácil de todas, você faz em poucos minutos, utiliza apenas o garfo para misturar e pode variar os ingredientes conforme o que tiver em casa, é super versátil e não leva nenhum açúcar, gordura, ingredientes processados e mesmo assim fica uma delícia. Ela serve de base para você inovar e criar novas receitas de bolo saudável, tenho certeza que você vai amar!

Receitas para emagrecer

 

Eu amo comer biscoitos crocantes e este é simplesmente delicioso e tem sabor de pizza. Ele é aromatizado com alho e orégano, e o sabor de queijo vem por conta do polvilho azedo. É saudável, crocante e leva grão-de-bico para melhorar ainda mais os benefícios desta receita para emagrecer.

Receitas para emagrecer

 

Se você prefere biscoitos doces esta receita é simples e rica em vitamina E, um poderoso antioxidante que deixa a gente mais jovem. Ela é rápida e deliciosa e leva sementes de girassol como base.

Receitas para emagrecer

 

Esta é uma receita para emagrecer muito boa pra ter sempre na geladeira pra quando bate aquela vontade de comer um chocolate. Ela leva poucos ingredientes e dura 15 dias refrigerada. É uma ótima opção para servir em festinhas e confraternizações.

Receitas para emagrecer

 

Aqui no Amor Pela Comida você encontra inúmeras receitas para emagrecer que são saborosas e nutritivas, estas aqui são algumas sugestões, mas não deixe de conferir as outras opções que agradem seu paladar. Para buscar receitas e ingredientes use a barra de localizar e descubra novas opções de receitas para emagrecer que satisfaçam ainda mais o seu gosto.

Se tiver outras sugestões de receitas para emagrecer que você gostaria de ver aqui no blog deixe um comentário abaixo 🙂

Procure sempre orientação de um médico ou nutricionista, somente um profissional capacitado pode dizer o que é melhor pra você, estas receitas são apenas sugestões para deixar a reeducação alimentar mais gostosa.

 

Espero que estas receitas ajudem você a emagrecer de forma saudável e natural, e saiba que foi só quando entrei de cabeça na reeducação alimentar (comendo e cozinhando comida de verdade) que consegui me libertar da compulsão alimentar e do efeito sanfona.

Não se esqueça de se inscrever no Amor Pela Comida no YouTube, é por lá que as novidades chegam primeiro!

Se você também segue a reeducação alimentar e tem uma história de sucesso comente aqui abaixo nos comentários, eu vou adorar poder me inspirar na sua transformação! Se você tem dúvidas ou sugestões de receitas que gostaria de incluir na sua reeducação alimentar é só deixar nos comentários abaixo, eu vou fazer o possível pra te ajudar 😉

Um beijo e até a próxima!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dicas da Chef · Reeducação Alimentar

Comentário para RECEITAS PARA EMAGRECER E DICAS PARA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

  • Preciso perder peso urgente, espero que suas dicas possam me ajudar porque já estou cansada de se sentir mal comigo mesma, me desculpe pelo desabafo e obrigada por compartilhar esse conteúdo.

    Amanda Lurdes 10/07/2018 23:38
  • Preciso emagrecer urgente e estou completamente perdida, espero que consiga iniciar com as dicas do seu site. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento.

    Veronica Fernandes 14/07/2018 17:15
  • Meu objetivo é perder pelos menos 8kg, vou seguir as dicas porque podem realmente me ajudar. Obrigada por compartilhar.

    Thais Miranda 14/07/2018 20:27
  • Oi Amanda, eu já sofri com o efeito sanfona e sei como é chato.. a reeducação alimentar é um processo, você vai aprendendo uma informação nova, vai aplicando no dia a dia, testa uma receitinha, vai testando novos sabores e a cada dia você vai evoluindo um pouquinho. Tenha paciência e não perca o foco, quando você consegue emagrecer aos poucos e com saúde os resultados são duradouros e você vai mudando seu estilo de vida 😉
    Espero que minhas receitas te ajude nesta nova fase, beijos!

    Chef Susan Martha 14/07/2018 23:34
  • Oi Veronica, eu já sofri com o efeito sanfona e sei como é chato.. a reeducação alimentar é um processo, você vai aprendendo uma informação nova, vai aplicando no dia a dia, testa uma receitinha, vai testando novos sabores e a cada dia você vai evoluindo um pouquinho. Tenha paciência e não perca o foco, quando você consegue emagrecer aos poucos e com saúde os resultados são duradouros e você vai mudando seu estilo de vida 😉
    Espero que minhas receitas te ajudem nesta nova fase, beijos!

    Chef Susan Martha 14/07/2018 23:43
  • Oi Thais, espero que as receitas e dicas ajudem você no processo de reeducação alimentar. Sempre pesquise novos ingredientes e seus benefícios e vá incluindo aos poucos na culinária do dia a dia. Praticar alguma atividade física faz muita diferença na velocidade do emagrecimento, por isso sugiro que você busque algum exercício que tenha mais afinidade. Beijos

    Chef Susan Martha 14/07/2018 23:45
  • muito obrigado pela informação

    leila 15/07/2018 17:11
  • Fico feliz que gostou das dicas 🙂
    Beijos

    Chef Susan Martha 15/07/2018 18:55
  • Muito bom suas dicas esta me ajundado muito Deus abençoe

    Mariana Silva 27/07/2018 22:57
  • Oi Mariana, fico feliz que gostou das dicas 🙂
    Beijos

    Chef Susan Martha 28/07/2018 14:00
  • Tenho muitas dificuldades para emagrecer, espero que agora que encontrei seu site consiga colocar essas dicas em prática e alcançar o meu peso ideal. Obrigada por comparilhar seu conhecimento.

    Amanda Ferreira 30/09/2018 01:25
  • Oi Amanda, a reeducação alimentar é um processo.. você precisa sempre ir aprendendo sobre os benefícios dos alimentos, variando a alimentação pra comer nutrientes diferentes e claro, praticar exercícios físicos é que faz você realmente notar a diferença no emagrecimento com mais rapidez. Beijos

    Chef Susan Martha 02/10/2018 21:15
  • Ola alguem sabe se as receitas low-carb funciona ?

    maria de loudes 13/10/2018 16:02
  • O que funciona mesmo é uma alimentação baseada em vegetais e a prática regular de exercícios físicos, não existe milagre…

    Chef Susan Martha 14/10/2018 19:03
  • Tenho dificuldades pra perder peso, espero que as suas dicas possam me ajudar a mudar isso. Obrigada por compartilhar.

    Elizabeth Silvia 24/10/2018 23:28
  • Oi Elizabeth, se você está pesquisando a respeito você com certeza já deu o primeiro passo rumo ao emagrecimento saudável. Espero que as receitas e dicas te ajudem a melhoras sua relação com a comida. Beijos

    Chef Susan Martha 25/10/2018 14:31
  • Nossa Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

    Sandra Cassia 15/11/2018 15:39
  • Oi Sandra, fico feliz em poder ajudar você com minhas dicas e sugestões. Beijos

    Chef Susan Martha 15/11/2018 16:21
  • Nossa muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns viu!

    Silmara Dias 16/11/2018 18:16
  • Oi Silmara, que bom que aproveitou as dicas, beijos!

    Chef Susan Martha 19/11/2018 12:33
  • Ola Tudo bem ?

    Primeiramente obrigado pelo conteudo De Qualidade

    Que Deus Abencoe pela Dicas :-}

    low carb 03/12/2018 22:12
  • Fico feliz que gostou das dicas!

    Chef Susan Martha 04/12/2018 12:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal